Práticas do Atendimento Fraterno

Ementa

A Abordagem Centrada na Pessoa, formulada por Carl Rogers, que  faz parte da Psicologia Humanista, fundamenta as técnicas e os procedimentos não-diretivos de atendimento interpessoal no Atendimento Fraterno. Esta abordagem possui  consonância com os princípios contidos no O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Objetivos

  • Conhecer os fundamentos teóricos do atendimento fraterno do NENL.
  • Compreender a Abordagem Centrada na Pessoa como uma possibilidade de realizar atendimento acolhedor e empático, ao ouvir o atendido em seus sentimentos.
  • Demonstrar que esta Abordagem Centrada na Pessoa facilita a tomada de consciência, no atendido, de instrumentos auto-orientadores.
  • Relacionar os princípios da não Diretividade com os conteúdos do Evangelho segundo o Espiritismo.

Conteúdo Programático

a) O que é o Atendimento Fraterno?

  • Diferentes abordagens de Atendimento Fraterno.

b) Comunicação ética

  • O processo comunicativo
  • Ética do cuidado.

c) Aprender a Ouvir.

  • Ouvir como uma atitude ativa.
  • Ouvir e perceber a si mesmo.

d) Abordagem centrada na pessoa

  • A não-diretividade
  • Tendência Atualizante
  • Amor Incondicional
  • Congruência
  • Consideração positiva incondicional
  • Empatia

Bibliografia

Rogers, C. (1961). Tornar-se Pessoa. Lisboa: Moraes Editores, 1984.

Rogers, C.; Kinget, G. Psicoterapia e Relações Humanas. Teoria e prática da terapia não directiva. Belo Horizonte: Interlivros, 1977.

RUDIO, Frans Victor. Orientação Não-Diretiva: na educação, no aconselhamento e na psicoterapia. 2ª. Petrópolis: Vozes, 1976.

SCHVEITZER, Emilia Marta. Aulas de comunicação e integração organizacional. São José: ESCOLA DE MEDIUNS DO NENL, 2010.